Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Maioria do STF decide legalizar as federações partidárias e estende prazo para formação delas

há 2 anos

Dispositivo permite a união de partidos em blocos para atuar durante e após as eleições | Foto: STF / Divulgação / CP


A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu legalizar o instituto da federação partidária. Com isso, diversos partidos podem se aliar para concorrer às eleições. O mecanismo é diferente das coligações, em que os partidos se alinham sem garantia de permanência do bloco. No caso das federações, as formações criadas permanecem após as eleições.

Deve ser criada uma associação para representar as siglas federadas. Os ministros analisam uma decisão liminar concedida por Luís Roberto Barroso, que na decisão autorizou a formação das federações em um prazo de até seis meses antes das eleições, o que faz com que a mudança seja válida para o pleito de outubro deste ano. No entanto, após dialogar com partidos políticos, Barroso concedeu mais prazo. Os alinhamentos poderiam ser formados até 31 de maio deste ano.


>>>> Advogado 10x Essencial 4.0 - Tenha novos clientes no seu escritório de advocacia.


Barroso afirmou que as federações podem amenizar o problema da grande quantidade de partidos no país. “Considero o número excessivo de partidos e a consequente fragmentação do quadro político uma das importantes disfunções da democracia brasileira”, disse.

O ministro Nunes Marques divergiu, e disse que a Constituição não prevê as federações, que foram aprovadas pelo Congresso Nacional no final do ano passado. Para ele, com a mudança, “os votos confiados a um candidato ou partido podem resultar na eleição de alguém filiado a outra agremiação partidária, em provável descompasso com a vontade do eleitor”.


>>>> Teste seus conhecimentos em direito respondendo quizes do nível fácil ao difícil no canal QUIZ DE DIREITO, acesse AQUI.


Os magistrados aprovaram também o prazo para a formação das federações, que foi fixado em 31 de maio. A ministra Cármen Lúcia afirmou que não vê neste momento a necessidade de alteração. "Não me parece comprovados alguns requisitos para aplicar a norma com nova data. Para que eu pudesse acompanhar esse entendimento a partir do voto do relator, teria que ter a segurança necessária para dispor de objetivos formais, concretos. Nós sabemos que já vai valer para outubro deste ano. Não me parece razoável a substituição de um prazo por outro", disse.

No entanto, o entendimento dela foi vencido e seis dos magistrados decidiram validar a decisão de Barroso que prorrogou o prazo.

Fonte: Correio do Povo.

Veja também:


⏩⏩⏩ Precisa de um banco completo de petições dos mais variados ramos do direito?

O Kit Petição possui mais de 100 mil modelos de petições prontas e editáveis em Word, disponíveis em plataforma digital, com acesso vitalício. Conheça uma oportunidade única AQUI.


⏩⏩⏩ Marketing Jurídico Digital - Qual a melhor estratégia a ser seguida pela advocacia sem infringir o Código de Ética da OAB?

Conheça esse E-book que pode abrir seus horizontes para 2022 clicando AQUI.

Se você ainda não sabe a OAB publicou o Provimento 205/2021 atualizando de forma clara as regras sobre a publicidade na advocacia e abrindo um leque de opções aos operadores de direito e que você não pode ficar de fora.

  • Sobre o autorFique por dentro de todas as atualidades no mundo jurídico!
  • Publicações81
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações162
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maioria-do-stf-decide-legalizar-as-federacoes-partidarias-e-estende-prazo-para-formacao-delas/1375293785

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Você está precisando de um empréstimo real, seguro, rápido e sem garantias? você precisa de um empréstimo pessoal? empréstimo para um projeto ou para investimentos? oferecemos serviços eficientes e confiáveis. este é o lugar certo. envie um inquérito agora. com taxa de 2% Meu endereço de e-mail: lawsonsmithloan24@gmail.com

Sr. Lawson Smith continuar lendo