jusbrasil.com.br
24 de Janeiro de 2022

Com 61,21% dos votos, chapa 1 vence eleições da OAB/RS

Novo presidente da entidade é Leonardo Lamachia, eleito nesta segunda-feira.

Atualidades Jurídicas, Consultor Jurídico
há 2 meses


Em uma eleição marcada por troca de acusações entre as duas chapas concorrentes, a seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) elegeu nesta segunda-feira as novas diretorias da seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e das suas subseções, além dos membros do Conselho Seccional e Conselho Federal para a gestão 2022/2024. O novo presidente da entidade é Leonardo Lamachia, da chapa 1 - OAB Mais, que conquistou 61,21% dos votos.

Completam a composição da chapa vencedora a vice-presidente Neusa Maria Rolim Bastos, o secretário-Geral, Gustavo Juchem, a secretária-Geral Adjunta, Karina Contiero Silveira, e o tesoureiro Jorge Luiz Dias Fara. A divulgação do resultado pela comissão eleitoral da OAB ocorreu às 18h30, meia hora após o encerramento da eleição, que pela primeira vez na história da entidade foi realizada no formato on-line. O pleito também registrou 48.198 votantes, o que representa 86,62% de participação e novo recorde em eleições da OAB/RS. A chapa 1 contabilizou 29.502 votos.


Baixe GRÁTIS amostras de petições editáveis:

✅ Kit Petições Premium acesse AQUI. ✔️✔️✔️✔️


A chapa 2, Somos Tod@s OAB - Muda OAB/RS, finalizou o pleito com 14.093 votos (29,24%). Conforme a OAB, 55.642 pessoas estavam habilitadas para a votação. Na véspera das eleições, a chapa 2 ingressou na Justiça Federal e pediu o adiamento do pleito, alegando não ter permissão da atual direção da OAB/RS da inspeção do código-fonte, o que, segundo a Chapa 2, impede a advocacia gaúcha de saber como os votos serão coletados, apurados, somados e guardados. Mas no final da noite de domingo, o juiz federal Tiago Scherer indeferiu a liminar que pedia o adiamento das Eleições 2021 da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), garantido a realização do pleito em uma plataforma online.

A chapa para o conselho seccional é composta de 70 conselheiros titulares e 70 conselheiros suplentes, 3 conselheiros federais titulares e 3 conselheiros federais suplentes, sendo 5 diretores para a CAA/RS.

"O Judiciário está à beira de um colapso", afirma novo presidente

O novo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, elogiou a organização do processo eleitoral da entidade, que permitiu o voto online ou presencial na Capital e nas 106 subseções. "Foi um processo eleitoral transparente, exitoso sob ponto de vista do seu funcionamento", afirmou.

Ao destacar que a votação transcorreu sem maiores problemas, Lamachia reforçou os principais compromissos assumidos durante a campanha, como um 'olhar muito direto' para advogados e advogadas atingidos pela pandemia. "Teremos um programa de recuperação desses colegas, tanto no aspecto financeiro quanto no aspecto de capacitação", garantiu.

Na avaliação de Lamachia, a advocacia gaúcha está em crise. "O judiciário está à beira de um colapso. E tanto a advocacia quanto a sociedade não podem mais conviver com essa situação", destacou. Ele lembrou que a pandemia da Covid-19 afetou o trabalho dos advogados e prejudicou o andamento dos processos físicos. "Esta crise que a advocacia vive é da advocacia gaúcha, porque aqui nós temos mais de 2 milhões de processos físicos que ficaram parados mais de um ano enquanto os caixas de supermercados podiam operar normalmente. Até atividade extrajudicial operando, como cartórios e tabelionatos", completou.

A nova gestão vai cobrar a retomada integral do horário de atendimento do serviço dos foros. "Os meios virtuais são uma opção do advogado, mas não achamos aceitável que os foros estejam funcionando em horário reduzido estando todas as atividades econômicas abertas. Então essas serão duas bandeiras nossas: não aceitaremos Justiça virtual imposta aos advogados e trabalharemos pela retomada do horário integral dos foros e pela tramitação dos processos e do atendimento da prestação jurisdicional", observou.

Fonte: Correio do Povo.

Foto: Mauro Schaefer.

Veja também:


>>>> Combo Essencial Advogado - 11 documentos básicos e essenciais que qualquer advogado ou advogada necessita para o seu diaadia + suporte + 1 brinde exclusivo. Clique e saiba mais!


>>>>> Modelo de Contrato de locação de imóvel residencial + suporte + 3 Bônus.


>>>> Modelo de Requerimento de conversão de multa de trânsito em advertência + suporte + 3 brindes.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)